Projeto Garoto Cidadão

CONI e ITALIAMIGA para o Projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN

O delegado do CONI, Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil, Alfredo Apicella, e o diretor da revista ITALIAMIGA, Edoardo Pacelli, foram convidados, no dia 17 de agosto, pelo professor Jorge Alex de Oliveira Andrade, a apresentar breves palestras aos jovens adolescentes de Itaguaí e Volta Redonda, sobre a informação e o jornalismo, no âmbito do Projeto “Garoto Cidadão” da Fundação CSN. Este admirável projeto é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social servindo-se, para atingir seus objetivos, do teatro, da dança, da música, do circo e das artes visuais. O encontro aconteceu no CIEP 496 na Reta de Itaguaí.
A palestra faz parte das várias atividades que têm, como objetivo, por meio da educação sócio-cultural, propiciar vivências de uma cidadania ativa junto as suas comunidades. . O objetivo final do encontro foi, justamente, o de fazer com que os jovens compreendessem a função e a importância da comunicação e da necessidade de democratizar o acesso à informação, ao conhecimento e ao uso próprio das mensagens.
O evento aconteceu em duas etapas, uma, de manhã e na outra, na parte da tarde, à na presença de dois grupos distintos de jovens.
Primeiramente, os jovens receberam o esclarecimento de como a informação é adquirida, codificada e enviada, por parte de um emissor ao receptor, desde exemplos mais simples aos casos mais complexos. (Informar, Comunicar e Divulgar - Projeto Garoto Jornalista).
Na segunda parte, dinâmica e interativa, foram explicados os pontos essenciais de um correto jornalismo, os três itens: como, onde e quando. Os jovens foram chamados a interpretar diferentes papeis de entrevistador, de entrevistado e de operador. 
Alguns dos adolescentes demostraram bastante talento na interpretação dos papeis. Houve, entre eles, um florescimento, um despertar de interesse para eventuais futuras profissões.
Os palestrantes agradeceram pela oportunidade do encontro. De fato, estas atividades culturais representam momento importante para o desenvolvimento social, pois atuam, igualmente, na descoberta de competências e talentos dos jovens envolvidos. Tudo isso é possível graças ao trabalho silencioso de professores e administradores, como os professores Gilson, Monique, Valéria, Marina, Cíntia e Alexandra e ainda Simone, contando também com os colaboradores Rodrigo e Eduardo,  cuja tarefa se tornou possível graças à Fundação CSN. Importante, igualmente, é a atividade do coordenador do Projeto “Garoto Cidadão” em Itaguaí, Jorge Alex e também do Coordenador Pedagógico Francisco Hélder.
Concluindo o encontro, os jovens receberam um certificado de participação.