Evento com Clarindo Silva

No dia 11 de junho, às 18 horas, o público presente pôde assistir à palestra “Pelourinho ontem, hoje e do futuro”, feita pelo jornalista e escritor Clarindo Silva, um dos responsáveis pela revitalização do Centro Histórico de Salvador – o Pelourinho. Clarindo é coordenador do Projeto Cultural Cantina da Lua e, em 1999, esteve em Washington, convidado pela Associação Big Family, realizando conferências cujo tema era “A revitalização do Pelourinho”.
Vale lembrar que o Pelourinho é o maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina e foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, realizou-se no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no bairro de Santa Teresa, e teve como idealizadora e coordenadora a escritora Cristina da Costa Pereira.
Iniciou-se com a leitura do poema “Cantina da Lua I” e da crônica “Cantina da Lua II”, de autoria da escritora supracitada, publicados no livro Memórias da Cantina da Lua, de Clarindo Silva, que, à ocasião, autografou a quarta edição do mesmo. O livro é um relato autobiográfico no qual a vida de Clarindo se mescla à história de Salvador. Nele, o autor relata a trajetória de seu restaurante Cantina da Lua, o que também é objeto dos demais textos e depoimentos que compõem o livro.
No mesmo dia, o radialista e produtor cultural Adelzon Alves, em sua palestra, destacou a importância de Clarindo Silva para a cultura baiana. O evento contou com a participação da Associação Cultural Kunta-Kinte, dirigida por João Canoa, que homenageou o ilustre baiano com uma apresentação de roda de capoeira. 
Foto: Regina Célia Silva